O Projeto

Quem Somos

Projeto Calçada é uma iniciativa da Lifewords para dar uma resposta aos traumas vividos por crianças e adolescentes em situação de risco ao redor do mundo.

 

A ideia do Projeto Calçada surgiu em 1998, que começou a atuar em 2000, em quatro continentes. O Projeto Calçada capacita Educadores (trabalhadores sociais, professores, psicólogos, assistentes sociais, líderes religiosos etc.) e equipa suas organizações com uma ferramenta para atividade lúdica e individual, conhecida como a Bolsa Verde.

 

A Bolsa Verde foi desenhada para as crianças e adolescentes, mas provou-se também eficaz aos jovens e seus familiares adultos.

Ela ajuda a pessoa a compartilhar e lidar com suas histórias de traumas e dores.

O que fazemos

Ajudamos a restaurar a dignidade, a autoestima e a esperança de crianças (a partir de cinco anos de idade) e adolescentes que vivem em situações de risco, o que inclui, por exemplo: crianças e adolescentes vivendo ou trabalhando nas ruas, em abrigos, casas lares, em comunidades violentas, usuários de drogas, envolvidos em grupos armados, adolescentes em medida socioeducativa.

 

Produzimos uma ferramenta terapêutica conhecida como a Bolsa Verde, criada por psicólogos especializados em traumas infantis, depois de quatro anos de pesquisa. Ela é centralizada nas necessidades das crianças em situação de risco e nos traumas pelos quais passaram.

 

Fortalecemos, capacitamos e equipamos nossos parceiros, que desenvolvem a atividade com a Bolsa Verde com as crianças e adolescentes. Monitoramos mais de 30 mil crianças e adolescentes atendidos, e os resultados têm sido consistentes: 90% a 95% das crianças têm uma melhora de sua autoestima, que leva a mudanças de comportamento, relacionamento e tomada de decisões positivas.

Confira alguns vídeos

Como fazemos

Projeto Calçada firma parceria com organizações, projetos sociais, escolas, e igrejas que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, proporcionando capacitação e os recursos especializados para desenvolverem com a criança ou adolescente, uma conversa pessoal, lúdica e transformadora, respeitando sua individualidade e fase de desenvolvimento.

 

A capacitação é oferecida às pessoas que se relacionam diretamente com as crianças e adolescentes, a quem chamamos de “Educadores”, que podem ser, por exemplo: professores, educadores sociais, psicólogos, conselheiros, assistentes sociais, pastores, missionários, mães ou pais sociais, etc…

 

Ao final da capacitação, os parceiros recebem a Bolsa Verde, que contém uma série de cartões de imagens (e algumas outras ferramentas) que é usada em um processo interativo com as crianças que as ajuda a compartilhar suas histórias de traumas e dores, e em retorno, usa histórias da Bíblia para abordar os problemas específicos que as crianças enfrentam, oferecendo uma mensagem (e uma experiência) de amor e novas possibilidades, a partir da reflexão sobre o que aconteceu com os personagens das histórias.

Onde Estamos

O Projeto Calçada no Brasil está em plena atividade em 15 estados: 3 no Norte, 7 no Nordeste, 3 no Sudeste e 2 no Sul.

 

O escritório nacional está na Rua José Higino, 416, Casa 13, Tijuca – Rio de Janeiro-RJ – CEP 20510-412.

O Projeto Calçada atua também nos seguintes continentes:
América Latina – Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai, Peru.
África – Congo, Quênia, Uganda, Tanzânia, Zimbabue.
Ásia – Índia, Indonésia
Oriente Médio – Egito, Líbano.

Informações sobre a América Latina:

cleisse.andrade@sgmlifewords.com

 

Informações sobre demais continentes:

clenir.santos@sgmlifewords.com