Notícias

O Projeto Calçada chegou ao Chile!

Embora seja um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, o Chile possui uma população infantil que enfrenta duras situações. Em pesquisas da Unicef de 2017, 24% da população chilena tem entre 0 e 17 anos, mais de 4 milhões. Desse grupo, 8,7% é indígena, um grupo que possui os maiores índices de vulnerabilidade no país. Do total menor de 17 anos, 29,5% está abaixo da linha da pobreza; 6,6% realizam algum trabalho infantil; 71% deles declaram ter sido vítima de algum tipo de maltrato. Muitas organizações e igrejas tem realizado um trabalho responsável e comprometido, para ajudar essas crianças e adolescentes a terem seus direitos garantidos. Foi para apoiar o trabalho dessas organizações que o Projeto Calçada foi implantado recentemente no país.

 

Nos dias 06 a 10 de outubro o primeiro grupo de educadores foi capacitado na cidade de Temuco, para usar o aplicativo Bolsa Verde para levar restauração e esperança a centenas de crianças e adolescentes que atendem em suas atividades. 12 educadores foram capacitados, e eles atuam em atividades diversas em suas organizações: Pepe Network, Colégio Bautista de Temuco, Colegio José Giordano, Colégio Clara Brincefield, Escuela Juvencio Valle, Coorporación Educacional Sociedad Evangélica, Iglesia Bautista Aposento Alto, Iglesia Bautista Manantial de Vida e Associación de Iglesias Bautistas de Atacama, compreendendo 5 cidades diferentes: Temuco, Padre las Casas, Nueva Imperial, Teodoro Schmidt e Vallenar.

 

O Projeto Calçada e suas possibilidades de execução dão um resultado fascinante, sobre tudo pela centralidade da Bíblia, como poucos programas que eu já conheci. Noemí Zapata – Associación de Iglesias Bautista de Atacama.

Depois desse maravilhoso tempo de capacitação do Projeto Calçada para o uso do aplicativo Bolsa Verde, me sinto como uma tocha que pode levar luz as crianças e jovens com as quais trabalho. Agora estou preparada para realizar melhor o meu trabalho e ser uma melhor filha de Deus. Edith Concha – Colégio Bautista de Temuco.

Agradeço a Deus por dar-me o privilégio de ter participado dessa capacitação e poder ter essa nova ferramenta a serviço do seu Reino. Já estou pensando nas muitas crianças que poderei ajudar, através do Espírito Santo, para que experimentem uma vida nova. Marisol Benavides – Colégio José Giordano.

Essa nova ferramenta de restauração foi uma resposta de oração, porque eu não sabia como ajudar as crianças a compartilharem sua dor e usar a Bíblia para levar conforto, mesmo sendo psicólogo, e agora eu posso ajuda-las mais profundamente. Carlos Figueroa – Colégio José Giordano.

 

Durante o aconselhamento, avaliamos como as crianças estão recebendo a mensagem bíblica e lhes pedimos que escolham um objeto, animal ou algo da natureza para expressar como estão se sentindo em relação à situação traumática vivenciada. Imagine como foi maravilhoso ver seus corações sendo curados, sua tristeza transformada em alegria, a rejeição dando lugar ao acolhimento de Jesus, a vergonha se tornando em alivio, a angústia virando tranquilidade… foi como elas disseram se sentir após ouvir as histórias bíblicas. E as mudanças de autoimagem e autoestima foram impactantes: uma garota que estava muito triste com a morte de seu avô disse que se via como uma menina triste que está velando corpo de seu avô morto, transformou-se no fim do encontro em uma garota feliz que brinca com sua amiga; outra criança disse que se via como um gato triste, porque seu irmão batia sempre nela, e no final do aconselhamento disse que agora se sentia como uma borboleta feliz e livre; outra criança disse que se parecia a uma águia que quer voar para longe, sempre que seus colegas da escola a chamam de gorda e a provocam para brigar, e depois de saber que Jesus a amava ela se achava parecida com uma boneca feliz. Estes são apenas alguns dos testemunhos sobre o que o Senhor fez na vida das crianças durante os aconselhamentos com o aplicativo Bolsa Verde.

 

Agradecemos a todos os parceiros que tornaram possível nossa ida ao Chile, especialmente à coordenação do PEPE Network Chile.

 

Cleisse Andrade

Diretora Executiva Lifewords e Coordenadora da América Latina do Projeto Calçada.