fbpx

Blog

Cinco dicas para melhorar sua conversa em casa com as crianças e os adolescentes

Ouvir a criança e o adolescente a ensina que o que ela pensa é importante e tem valor. Quando você demonstra interesse genuíno, eles abrem o coração e compartilham seus sentimentos e opiniões. Até mesmo situações ocultas vem à tona diante de um ouvido atento e interessado. Ouvi-los também para conhecer suas necessidades e atendê-las, sejam quais forem.

 

Cinco dicas para melhorar sua conversa em casa com as crianças e os adolescentes:

 

1) Separe semanalmente um tempo de qualidade para conversar individualmente com uma criança ou adolescente. Não espere ter tempo livre para isso. Sempre haverá muito o que fazer!

 

2) Mantenha uma atitude cordial, é mais fácil para qualquer um de nós conversar com alguém que mantém um sorriso nos lábios e um olhar amoroso; e para criança vale também a mesma regra.

 

3) Procure ficar no mesmo nível que eles, isso lhe trará mais conforto. Mas evite ficar atrás da mesa, geralmente essa atitude impõe mais distância que aproximação.

 

4) Seja paciente! Lembre-se: as atitudes corporais e expressões faciais também falam. Ao fazer uma pergunta, aguarde a resposta. Nossa ansiedade muitas vezes interrompe o seu pensamento.

 

5) Ouça sem julgamentos. Pense que você está ouvindo uma criança que precisa ser acolhida, não um adulto que toma decisões que podem ser avaliada quanto a sua eficiência ou pragmatismo.

 

Conheça nossos recursos sobre a escuta de crianças e adolescentes. 

 

Este artigo foi inspirado na campanha da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas – Curitiba/PR