Bolsa Verde em aplicativo para aconselhamento de crianças e adolescentes

por | nov 29, 2017 | Não categorizado

“Deus tocou os corações das crianças e falou-lhes de forma pessoal. Confirmamos sempre que o instrumento pode mudar, mas o Espírito Santo age da mesma forma.”

Declarou Clenir dos Santos, Diretora Internacional do Projeto Calçada, sobre o aconselhamento de crianças na capacitação do aplicativo da Bolsa Verde, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro, na sede do Projeto.

Ao todo 23 meses foram necessários para a criação do protótipo, fase de teste em 5 países (Brasil, Índia, Colômbia, Quênia e Uganda) e ajustes e produção da versão 2.0 Beta do aplicativo, quando foram “corrigidos alguns erros e criamos um painel para a administração dos aconselhamentos pelo Educador, pela Organização parceira e o Projeto Calçada.” – esclareceu Clenir, que ainda completou dizendo que “os resultados foram muito encorajadores. 90% das crianças melhoraram a autoestima, não apresentando nenhuma diferença da Bolsa Verde, ao contrário, tanto os educadores que aplicaram quanto as crianças acharam a experiência mais interessante e interativa.”

“Quando eu conheci o Projeto Calçada, em 2003, eu fiquei impressionada como uma metodologia pudesse ir profundo nas emoções das crianças e fosse capaz de curar suas feridas  e lhe dar uma nova visão da sua vida, da sua história. E foi assim que eu me apaixonei pela Bolsa Verde. E depois de todos esses anos trabalhando com o Projeto eu fiquei deslumbrada mais uma vez quando fui capacitada para usar o aplicativo da Bolsa Verde. É algo tão prático, tão interativo e com a mesma profundidade, porque a Bíblia está ali sendo contextualizada para a criança. Participar dessa capacitação foi um privilégio.” – declarou com alegria e emoção Luciana Falcão, Coordenadora do Projeto Calçada no Brasil.

Representantes de outros países fizeram parte da capacitação, como é o caso de Clícia Sathler Santos, a primeira educadora capacitada para atuar nos Estados Unidos, que sentiu-se muito motivada:

“Eu me sinto equipada, em condições de ajudar efetivamente uma criança nessa área emocional e espiritual. A capacitação foi muito importante. Sem ela eu não podeira voltar para os Estados Unidos e iniciar um trabalho. Foi a realização de um sonho de 5 anos, uma resposta de oração: poder trabalhar e atuar com crianças. Pois as crianças nos Estados Unidos podem não viver nas ruas, mas sofrem grandes abusos emocionais. Me sinto privilegiada em ser a pioneira!”

E também, a Educadora Graciela de Paula Rosa, do Paraguai, que disse ter desfrutado muito do aprendizado:

“Quatro anos atrás eu fiz a capacitação com a Bolsa e as figuras impressas. E, voltar para fazer a capacitação do aplicativo, foi muito bom! Consegui entender bem melhor. A forma digital vai ajudar em muito as crianças com que eu trabalho. É muito simples e ajuda mais a fluidez  do processo. Com o aplicativo o educador consegue focar mais na criança.”

Pronto em 3 línguas: português, espanhol e inglês, e com previsão de tradução para o francês e o árabe as capacitações vão se tornar muito mais práticas. Atualmente o processo necessita de impressão, plastificação, estoque, importação e exportação do material. A partir de agora, somente será necessário baixar o app no tablet.

Graças à doações como de um grupo de brasileiros da Christ Journey Church em Miami; da Walnut Baptist Church em Nova Jersey; e a Eastpoint Community Church, em Kentucky, e o trabalho voluntário de desenvolvimento de software do Filipe Xavier,n esta versão 2.0 Beta começará a ser usada imediatamente pelas educadoras capacitadas, mas ainda em fase de teste. Todos os ajustes serão feitos neste período. O lançamento oficial será em junho de 2018, quando é comemorado os 18 anos do Projeto Calçada.

“A partir disso, pretendemos implantar o Projeto Calçada com o app em 6 países da América Latina (Guatemala, Paraguai, Chile, República Dominicana, Haiti e Peru), e as portas estarão abertas para avançarmos no Oriente Médio. Precisamos levantar recursos para os tablets, mas acreditamos que Deus estará conosco como tem estado sempre.” – finalizou Clenir.

Posts recentes

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, lembramos que é cada vez mais necessário o trabalho de proteção e cuidado de crianças nas aldeias. Um documento produzido pelo Núcleo Ciência Pela Infância, no período de 2018 a 2022, revela que a taxa de mortalidade das...

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

A partir de hoje (06) você vai acompanhar uma série de testemunhos de pessoas que, de alguma forma, tem se envolvido com o Projeto Calçada, na luta por levar cuidado e proteção a crianças e adolescentes no Brasil e nos demais países da América Latina.A série AMOR EM...

testemunhos de vidas transformadas

testemunhos de vidas transformadas

A metodologia de aconselhamento do Projeto Calçada já alcançou mais de 101 mil crianças e adolescentes ao longo dos últimos 24 anos. São frequentes os relatos de educadores e líderes de organizações parceiras sobre os impactos de nossas iniciativas na vida daqueles...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais