Blog

Vale a pena procurar o que está escondido!

Alguém me perguntou como o Projeto Calçada sobrevive há 17 anos, se tudo o que fazemos é compartilhado com nossos parceiros sem nenhum lucro? Realmente a generosidade da Lifewords é surpreendente, especialmente nos tempos tão difíceis em que vivemos.

 

Minha resposta foi e sempre tem sido a de que este projeto é uma missão do próprio Deus, a de alcançar os corações sofridos de crianças e adolescentes ao redor do mundo, portanto, Ele cuida da sua sobrevivência. E sabe como?

 

Indivíduos, organizações cristãs, e igrejas doam seus recursos para que pessoas sejam capacitadas e saibam como atender às necessidades das crianças de forma eficaz e duradoura. Voluntários, e muitos voluntários mesmo, dedicam seu tempo e habilidades para servirem as crianças conosco. Isso move nossos corações e nos mantém encorajados de que juntos estamos alcançando o mundo.

 

Um exemplo disso é o irmão Mateus, que espontaneamente chega ao escritório e pede a chave dos fundos, lugar que até esquecemos, porque ninguém o vê. Ali cada vez ele encontra o lugar sujo, cheio de terra e folhas secas, e muitas vezes com pedras caídas do morro ao lado, pela chuva e vento.

 

O irmão Mateus nunca se desanima com o tamanho do trabalho à sua espera. Com muita determinação, gasta seu tempo e força, derrama suor e desgasta sua coluna, mas com um grande sorriso no rosto, quando termina, deixa aquele lugar transformado.

 

A alegria do irmão Mateus me faz lembrar cada voluntário que chega até nós e produz uma mudança visível onde quer que se dedique. A maior delas é na vida das crianças que se apresentam machucadas pelas “pedras” que caíram sobre elas, com o lixo emocional que lhes foi derramado, pelo desafeto, maus tratos, injustiças, rejeição… Muitas vezes nem são percebidas, parecem invisíveis, como os fundos do nosso escritório. Precisa de intencionalidade para encontrá-las. Precisa-se disposição para transpor as barreiras até seus corações.

 

Tudo o que nossos voluntários fazem, permite que as crianças sejam acolhidas com amor, sejam verdadeiramente escutadas, e encorajadas a se perceberem valiosas aos olhos de Deus. As crianças são limpas de toda “sujeira” que lhes foi infligida, através de um relacionamento de respeito e dignidade. O resultado é o bem estar das crianças que passam a se sentir cheias de esperança e restauradas, tendo aprendido o quanto são preciosas.

 

Obrigada Voluntário e Voluntária do Projeto Calçada! Que sua vida seja enriquecida por fazer parte do exército que leva a Boa Nova aos que precisam dela. Continue, por favor, nos ajudando a manter este ministério que é nosso!

 

Clenir dos Santos

Diretora Internacional do Projeto Calçada