fbpx

Blog

Sugestões para você passar tempo de qualidade com seus filhos

Embora o tempo com os filhos possa parecer longo, os anos, sim, passam muito rápido e eles crescem.

 

Há 17 anos, aconselhamos mais de 40.00 crianças e adolescentes com traumas em diversas áreas emocionais, provenientes de situações adversas. No que ouvimos, estudamos e documentamos, muitos desses casos poderiam ser evitados com simples ações.

 

Juntamos aqui 10 sugestões para que você passe tempo de qualidade com os seus filhos – seja um ou cinco minutos! Este é um investimento que vale a pena…
1) Agende um encontro. Coloque na sua agenda um encontro semanal com eles, garantindo um tempo de qualidade. Programe alguma atividade para fazerem juntos, ou deixe que eles escolham.
2) Converse com eles quando chegar do trabalho. Em vez de se sentar no sofá para ver televisão ou ir logo para o computador ou começar as tarefas de casa, faça um esforço, sente-se com os filhos e conversem sobre o dia.
3) Trabalhem juntos: as crianças adoram ajudar. Precisa fazer compras? Faça das compras um momento divertido, dando os produtos para organizarem no carrinho. Precisa fazer o jantar? Deixe que ajudem você, contribuindo no processo de preparação. Embora possa ser mais complicado e gaste mais tempo do que deveria, você verá que eles se tornarão seus melhores ajudantes e vão se lembrar que antes do jantar sempre foi um momento especial com você.
4) Brincadeiras divertidas. Não tenha receio, nem vergonha de brincar com os seus filhos – assistam desenhos animados, divirtam-se com jogos de mesa ou videogames, façam uma peça de teatro, tenham uma guerra
de travesseiros… Divertam-se!
5) Dia da família. Ter um dia quinzenal ou mensal da família pode ser muito útil para se divertirem e conversarem sobre alguns assuntos em família. Pode ser uma refeição especial juntos, um piquenique ou uma caminhada.
6) Cinema em casa: Faça uma noite de filme, com pipoca. E porque não dormem todos juntos na sala depois do filme? Eles vão achar uma diversão passarem a noite todos juntos no chão da sala.
7) Mensagens surpresa: Você tem um tempinho de sobra antes de dormir? Informe seus filhos que você se importa com eles. Escreva bilhetinhos e coloque-os no espelho do banheiro, na xícara do café da manhã, na porta do quarto, por exemplo, eles vão se sentir amados e cuidados.
8) Faça o bem: Crianças e adolescentes adoram se voluntariar e fazer a diferença no mundo ao seu redor. Encontre uma causa com a qual vocês se identificam e inscrevam-se para participar juntos.
9) Abraço forte. Quando você realmente não tiver tempo nenhum, experimente simplesmente abraçá-los forte, fazendo com que se sintam acolhidos. Esta demonstração de afeto é muito importante e deve ser aproveitado enquanto ainda são pequenos.
10) Desligar o celular: coloque o seu celular em modo silencioso, ou desligue-o, durante as refeições em conjunto. Dê toda a atenção para eles.

 

Afinal, seja qual for a faixa etária, todos gostamos de um pouco de atenção exclusiva! Isso nos faz bem e nos valoriza.

 

Este artigo foi inspirado na campanha da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas – Curitiba/PR