Sugestões para você passar tempo de qualidade com seus filhos

por | nov 27, 2017 | Artigos

Embora o tempo com os filhos possa parecer longo, os anos, sim, passam muito rápido e eles crescem.

Há 17 anos, aconselhamos mais de 40.00 crianças e adolescentes com traumas em diversas áreas emocionais, provenientes de situações adversas. No que ouvimos, estudamos e documentamos, muitos desses casos poderiam ser evitados com simples ações.

Juntamos aqui 10 sugestões para que você passe tempo de qualidade com os seus filhos – seja um ou cinco minutos! Este é um investimento que vale a pena…
1) Agende um encontro. Coloque na sua agenda um encontro semanal com eles, garantindo um tempo de qualidade. Programe alguma atividade para fazerem juntos, ou deixe que eles escolham.
2) Converse com eles quando chegar do trabalho. Em vez de se sentar no sofá para ver televisão ou ir logo para o computador ou começar as tarefas de casa, faça um esforço, sente-se com os filhos e conversem sobre o dia.
3) Trabalhem juntos: as crianças adoram ajudar. Precisa fazer compras? Faça das compras um momento divertido, dando os produtos para organizarem no carrinho. Precisa fazer o jantar? Deixe que ajudem você, contribuindo no processo de preparação. Embora possa ser mais complicado e gaste mais tempo do que deveria, você verá que eles se tornarão seus melhores ajudantes e vão se lembrar que antes do jantar sempre foi um momento especial com você.
4) Brincadeiras divertidas. Não tenha receio, nem vergonha de brincar com os seus filhos – assistam desenhos animados, divirtam-se com jogos de mesa ou videogames, façam uma peça de teatro, tenham uma guerra
de travesseiros… Divertam-se!
5) Dia da família. Ter um dia quinzenal ou mensal da família pode ser muito útil para se divertirem e conversarem sobre alguns assuntos em família. Pode ser uma refeição especial juntos, um piquenique ou uma caminhada.
6) Cinema em casa: Faça uma noite de filme, com pipoca. E porque não dormem todos juntos na sala depois do filme? Eles vão achar uma diversão passarem a noite todos juntos no chão da sala.
7) Mensagens surpresa: Você tem um tempinho de sobra antes de dormir? Informe seus filhos que você se importa com eles. Escreva bilhetinhos e coloque-os no espelho do banheiro, na xícara do café da manhã, na porta do quarto, por exemplo, eles vão se sentir amados e cuidados.
8) Faça o bem: Crianças e adolescentes adoram se voluntariar e fazer a diferença no mundo ao seu redor. Encontre uma causa com a qual vocês se identificam e inscrevam-se para participar juntos.
9) Abraço forte. Quando você realmente não tiver tempo nenhum, experimente simplesmente abraçá-los forte, fazendo com que se sintam acolhidos. Esta demonstração de afeto é muito importante e deve ser aproveitado enquanto ainda são pequenos.
10) Desligar o celular: coloque o seu celular em modo silencioso, ou desligue-o, durante as refeições em conjunto. Dê toda a atenção para eles.

Afinal, seja qual for a faixa etária, todos gostamos de um pouco de atenção exclusiva! Isso nos faz bem e nos valoriza.

Este artigo foi inspirado na campanha da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas – Curitiba/PR

Posts recentes

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, lembramos que é cada vez mais necessário o trabalho de proteção e cuidado de crianças nas aldeias. Um documento produzido pelo Núcleo Ciência Pela Infância, no período de 2018 a 2022, revela que a taxa de mortalidade das...

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

A partir de hoje (06) você vai acompanhar uma série de testemunhos de pessoas que, de alguma forma, tem se envolvido com o Projeto Calçada, na luta por levar cuidado e proteção a crianças e adolescentes no Brasil e nos demais países da América Latina.A série AMOR EM...

testemunhos de vidas transformadas

testemunhos de vidas transformadas

A metodologia de aconselhamento do Projeto Calçada já alcançou mais de 101 mil crianças e adolescentes ao longo dos últimos 24 anos. São frequentes os relatos de educadores e líderes de organizações parceiras sobre os impactos de nossas iniciativas na vida daqueles...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais