SOLICITAÇÃO DE PARCERIA
Obrigado pelo seu interesse em se tornar um parceiro do Projeto Calçada. Preencha o Formulário de Solicitação de Parceira abaixo para que possamos ajudá-lo(a) a entender se a Bolsa Verde será uma ferramenta útil para sua organização. Mas antes de enviar, por favor, leia cuidadosamente as informações sobre como a parceria funciona. Obrigado.
Fundamentos da parceria
Celebramos parcerias com um espírito de respeito mútuo pela missão, pelos valores, pela cultura e pelas práticas de trabalho de cada um, bem como, pelas circunstâncias práticas e pelo marco regulador sob o qual cada um dos parceiros opera. Cremos no conceito de Missão Integral, reconhecendo que a pobreza tem uma natureza espiritual e material, e estamos comprometidos em apoiar os parceiros nos seus esforços voltados a alcançar as pessoas em vulnerabilidade social.
(1) Sobre o Projeto Calçada
O Projeto Calçada é um programa da Associação Lifewords Brasil que comprovadamente traz esperança e melhora a autoestima das crianças e adolescentes em risco, eficaz também aos jovens e seus familiares adultos.
Operando desde 2002 e trabalhando em quatro continentes, o Projeto Calçada capacita educadores (trabalhadores sociais, professores, psicólogos, assistentes sociais, líderes religiosos etc.) e equipa suas organizações com uma ferramenta terapêutica de aconselhamento conhecida como a Bolsa verde. Ela ajuda as crianças a compartilharem suas histórias de traumas e dores.
Em retorno, usa histórias da Bíblia para abordar os problemas específicos que as crianças enfrentam, oferecendo uma mensagem (e uma experiência) de amor e restauração. O programa contribui para a formação espiritual e cura emocional, como parte do cuidado holístico dispensado à criança, sem fazer proselitismo.
(2) Funcionamento da Parceria
Para que a Bolsa verde seja utilizada, os educadores precisarão completar satisfatoriamente, uma capacitação, que envolverá partes teórica e prática. Eles serão também convidados a dar continuidade ao aprendizado, através de estudo e prática, tirando suas dúvidas no Espaço do Educador (ferramenta digital de aperfeiçoamento).
Uma vez que a pareceria seja firmada, a organização poderá encaminhar educadores para a capacitação do Projeto Calçada, que disponibilizará uma ou mais Bolsas Verdes para a organização parceira, de acordo com a necessidade e disponibilidade, assim que um ou mais educadores sejam habilitados para o aconselhamento.
Espera-se que os educadores aconselhem um mínimo de quatro crianças ao mês e que preencham um Registro do Aconselhamento de cada criança que for aconselhada, bem como que arquivem o mesmo, de forma confidencial, na organização.
Como parte deste acordo de parceria, a organização será solicitada a submeter um resumo das informações dos aconselhamentos através de um relatório trimestral, bem como a dar acesso eventual aos Registros dos Aconselhamentos para representantes do Projeto Calçada.
No caso da necessidade de reposição de Cartões de Bolso (presente ofertado a cada criança aconselhada), comprovada pelos relatórios trimestrais, estes serão disponibilizados gratuitamente, enquanto houver em estoque.
Se os educadores capacitados se desligarem da organização, espera-se que o Parceiro manifeste seu interesse em ter um novo educador capacitado para a continuidade da atividade de aconselhamento.
(3) Compromissos de parceria
Buscaremos manter altos padrões nas nossas atividades e relacionamentos:
A Lifewords se compromete a:
- Responder prontamente às solicitações de capacitação, aos relatórios e às comunicaçõesdurante a parceria. O Projeto Calçada almeja acusar o recebimento de todas as comunicações importantes em até duas semanas depois de seu recebimento e a dar uma resposta às solicitações de capacitação em até três meses.
- Não interromper a parceria sem uma discussão prévia com o Parceiro, exceto nos casos onde houver constatação de uso indevido dos recurs
- Exceto em circunstâncias excepcionais, notificar antecipadamente sobre quaisquer visitas planejadas ao Parceiro e negociar datas mutuamente convenient
- Notificar sobre quaisquer mudanças relevantes no quadro de funcionários ou de circunstâncias na Lifewords, que possam ter um impacto no apoio oferecido ao
- Manter informações e procedimentos para facilitar a continuidade do relacionamento entre os Parceiro
- Capacitar os educadores selecionados e recomendados pelo Parceiro.
- Apoiar e contribuir para o desenvolvimento das habilidades do educador capacitado para o aconselhamento.
- Equipar o Parceiro com os recursos de aconselhamento e repor, gratuitamente, os Cartões de Bolso enquanto houver em estoque, de acordo com os dados informados nos relatórios trimestrais.
O Parceiro se compromete a:
- Manter padrões de boas práticas, tendo como referência o Código de Conduta para Proteção de Crianças e Adolescentes (a Política de Proteção da Lifewords será encaminhada mediante solicitação).
- Apresentar candidatos adequados para capacitação, enviando uma carta de recomendação.
- Garantir que os educadores selecionados preencham os seguintes requisitos:
- Experiência no trabalho com crianças e/ou adolescentes em risco
- Emocionalmente maduros para lidar com as histórias de trauma das crianças
- Sensíveis ao desenvolvimento e educação espiritual da criança
- Com a possibilidade de desenvolverem habilidades para aconselharem crianças individualmente, seguindo boa prática no que diz respeito a assuntos de proteção à criança e conduta apropriada
- Com oportunidade/tempo suficiente para usarem a Bolsa verde regularmente, [pelo menos quatro crianças por mês]
- Estejam em concordância com a filosofia da Lifewords como uma organização cristã
- Não tenham cometido nenhum delito contra crianças e adolescentes
- Implementar o aconselhamento com a Bolsa verde como atividade regular da organização.
- Oferecer todo o apoio necessário aos educadores quando estiverem desenvolvendo a atividade de aconselhamento na organização
- Contribuir com o programa do Projeto Calçada através das ofertas de R$ 200,00 (duzentos reais) por educador capacitado e de R$ 200,00 (duzentos reais) por Bolsa Verde (valores sujeitos a reajuste).
- Assegurar o uso adequado dos recursos da Bolsa Verde, certificando-se de que não sejam usados para nenhum outro fim além do aconselhamento, tampouco de forma inadequada ou inapropriada; que somente educadores habilitados usem a Bolsa verde com crianças.
- Garantir que os Registros dos Aconselhamentos sejam arquivados de forma a proteger as crianças, preservar a integridade do programa, e a facilitar a preparação dos relatórios trimestrais.
- Apoiar a Lifewords no alcance das suas obrigações externas de prestação de contas e relatórios, atendendo solicitações de informações, relatórios trimestrais e avaliações, bem como dar acesso eventual aos Registros dos Aconselhamentos para representantes do Projeto Calçada.
- Apoiar os educadores a fazerem o acompanhamento do progresso das crianças aconselhadas.
- Liberar os educadores eventualmente para encontros promovidos pelo Projeto Calçada.
- Interromper os aconselhamentos em caso de qualquer suspeita do educador descumprir o Código de Conduta para Proteção de Crianças e Adolescentes.
- Notificar o Projeto Calçada quando o educador capacitado deixar a organização e informar se o motivo do desligamento foi relacionado à política de proteção.
- Participar, onde seja possível, em iniciativas em defesa e promoção de direitos, no trabalho em rede e fortalecimento organizacional.
- Notificar o Projeto Calçada sobre quaisquer mudanças relevantes na direção e/ou no Conselho Executivo da organização.
- Notificar o Projeto Calçada sobre quaisquer questões de segurança relevantes para a implementação do aconselhamento e/ou à segurança dos funcionários ou voluntários.
Rompimento da Parceria:
Qualquer um dos Parceiros poderá retirar-se deste Acordo de Parceria a qualquer momento, por acordo mútuo ou por uma razão claramente explicada ou se qualquer uma das seguintes circunstâncias vier a ocorrer:
- Não notificação de um incidente coberto por qualquer um dos critérios operacionais contidos neste Acordo de Parceria
- Contínuo desrespeito ao Acordo de Parceria
- Não cumprimento dos princípios de proteção das crianças
- Confirmação de quebra de princípios éticos e morais
CÓDIGO DE CONDUTA PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
É importante que toda a equipe e os demais que tenham contato com as crianças e adolescentes:
- Conheçam a definição de abuso e tenham consciência de situações que podem apresentar riscos, e administrá-las
- Planejem e organizem o trabalho e o local de trabalho para minimizar os riscos
- Fiquem à vista de outros adultos, ao trabalhar com as crianças/adolescentes
- Assegurem-se que exista uma cultura de abertura que permita que quaisquer questões ou preocupações sejam abordadas e discutidas
- Assegurem-se que exista um senso de prestação de contas entre a equipe, de forma que más práticas e comportamento potencialmente abusivo sejam chamados à atenção
- Conversem com as crianças/adolescentes sobre seu contato com a equipe ou outros e encoraje-os a abordar quaisquer preocupações
- Empoderem as crianças/adolescentes – conversem com eles sobre os seus direitos, o que é aceitável e inaceitável, e o que eles podem fazer se houver um problema
- Tratem a criança/adolescente com respeito e paciência
- Previnam-se para evitar o esgotamento físico e emocional
A equipe e outros nunca devem:
- Ficar a sós com uma criança/adolescente longe da vista de outro(s) adulto(s)
- Forçar a criança a falar ou agir de qualquer forma contra a sua vontade
- Bater ou de outra maneira abusar fisicamente as crianças/adolescentes
- Desenvolver relacionamento físico/sexual com crianças/adolescentes
- Desenvolver relacionamento com as crianças/adolescentes que de alguma maneira possa ser considerado explorador ou abusivo
- Agir com o propósito de envergonhar, humilhar, desvalorizar ou degradar crianças/adolescentes, ou perpetuar de alguma maneira qualquer tipo de abuso emocional
- Discriminar, demonstrar tratamento diferenciado ou favorecer crianças/adolescentes específicos excluindo outros
- Deixar de consultar a equipe em situação de conflito
A equipe e outros devem evitar ações ou comportamento que possa ser interpretado como má prática ou potencialmente abusivo. Por exemplo, eles nunca devem:
- Usar linguagem, fazer sugestões ou oferecer conselhos que sejam inapropriados, ofensivos ou abusivos
- Portar-se fisicamente de uma maneira inapropriada ou sexualmente provocante
- Fazer com que uma criança/crianças ou adolescentes com os quais estiverem trabalhando venham pernoitar na sua casa sem supervisão
- Dormir no mesmo quarto ou cama com uma criança/adolescente com o qual estiverem trabalhando
- Fazer pelas crianças/adolescentes coisas de ordem pessoal que elas podem fazer por si mesmas
- Agir de modo que possa ser abusivo ou que coloque a criança/adolescente em risco de abuso
- Tolerar ou participar de comportamento com crianças/adolescentes que seja perigoso ou abusivo
- Submeter-se a trabalhar com número de crianças/adolescentes além do limite apropriado