Blog

Projeto Calçada participa do Encontro Nacional de Renas.

Da Redação, por Beatriz Bastos.

 

O décimo segundo Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) aconteceu, entre 19 e 21 de setembro. Dessa vez, o evento foi no Rio de Janeiro, no centro da cidade. Representantes de diversas organizações estiveram juntos compartilhando experiências e participando de plenárias e oficinas. O Projeto Calçada estava lá para ouvir e também falar a todos os presentes.

 

Luciana Falcão, diretora do Projeto Calçada no Brasil, é também parte do comitê organizador do evento e teve participação ao longo dos três dias. “Esse encontro tem uma representatividade do que o povo evangélico está fazendo. É uma oportunidade de você refletir as bases teológicas da missão. Um espaço de troca e com sentimento de pertencimento. Sair de um lugar isolado e encontrar outras pessoas que estão encontrando os mesmo desafios e dificuldades. Você olha pro outro, se reconhece e se fortalece.”, comentou.

 

Esse ano o encontro focou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e na oração do Pai Nosso. “A palavra justiça foi uma das mais fortes do encontro. Nos dias que o Brasil atravessa, é muito importante que se fale sobre isso”, disse Luciana. lideranças de igrejas e organizações de vários estados do Brasil, refletiram como a Igreja Brasileira pode contribuir para o alcance dos ODS para o ano de 2030. Integrando o núcleo de RENAS no Rio de Janeiro, a Lifewords foi uma das organizações anfitriãs, contribuindo especialmente na mediação de um debate sobre o combate a corrupção e a paz e ainda compartilhou como o aconselhamento com a Bolsa Verde tem sido uma boa prática de transformação.

 

Com o tema ‘Pai Nosso, Seja feita a Tua vontade’, o evento teve plenárias divididas em 5 Ps (Planeta, Parceria, Paz, Pessoas e Prosperidade) da Agenda 2030. A programação contou com as falas de pessoas de diferentes áreas, como Clemir Fernandes, doutor em ciências sociais e pesquisador em ação social da igreja evangélica; Antônio Carlos Costa, diretor da ONG Rio de Paz; Jetro Coutinho, Auditor do Tribunal de Contas da União; Adriane Maia, fundadora da ONG Casa Semente, entre vários outros.

 

Na sexta-feira, ao final do dia, Luciana falou sobre o Projeto Calçada, contando a história de Jéssica, uma menina que foi aconselhada com a Bolsa Verde pela primeira vez aos 9 anos e teve sua vida transformada. No domingo, fechando o evento, tivemos a celebração da ceia, ministrada por cinco pastoras.

 

Cleisse Andrade, coordenadora do Projeto Calçada na América Latina, também participou do evento e compartilhou sua experiência: “Encontrar pessoas comprometidas na promoção e em ações para a justiça é sempre encorajador. Foi com esse sentimento que participei do Encontro Nacional de Renas. Fui inspirada ouvindo testemunhos de trabalhos que tem funcionado, a despeito de tantas limitações, fui desafiada uma vez mais pelo clamor dos que sofrem em tantas partes do nosso país e fui fortalecida de que estamos no caminho certo, ajudando um a um, criança por criança, adolescente por adolescente, tornando a vida deles mais feliz”.