Notícias

Entusiasmo e motivação na segunda capacitação do Escolha a Vida

Durante oito horas dinâmicas e interativas, 17 participantes, da segunda capacitação do Programa Escolha a Vida, conheceram a metodologia de ajuda às crianças de 9 a 14 anos em tomadas de decisões morais da vida. A partir de dramatizações, música, poesia, jogos, entre outros, as crianças e adolescentes, de forma consciente e bem lúdica, podem refletir sobre suas escolhas e consequências.

 

A capacitação aconteceu, no dia 23 de março para parceiros da Missão Aliança,  que estarão ajudando a validar o programa com as crianças e adolescentes de oito projetos do sul do país, sendo igrejas, escolas, grupos de escoteiros, e centros sociais, em comunidades carentes de Joinville – SC, Londrina – PR e Almirante Tamandaré – PR.

 

Conduzida por Clenir Xavier, diretora internacional da Lifewords – Projeto Calçada, a capacitação contou com das atividades propostas para as crianças e a antecipação do efeito na vida delas. Os participantes receberam orientações para o desenvolvimento da testagem do programa de forma a oferecerem todas as informações necessárias para que o material seja validado e disponibilizado em grande escala no país.
“O Escolha a Vida oferece aos facilitadores um plano de 35 aulas divididas em cinco módulos, e para cada criança um livreto por módulo, levando-as a pensar sobre assuntos como honestidade, integridade, justiça, preocupação com os outros, promoção da paz, relacionamento afetivo, entre outros, fazendo paralelo entre suas experiências diárias e as atitudes de personagens bíblicos.” – esclarece Clenir.

 

Bebeto Araújo, diretor da Missão Aliança, declarou que todos “estamos felizes com esse processo tão bonito, alinhadíssimo com o nosso sonho, desejo e visão: juntar-se a outros para criar oportunidades de vida! É animador porque este é um programa que expressa o claro desejo de Deus para toda a humanidade:escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

 

Escolha a Vida já é desenvolvido há 11 anos com muito sucesso em três países da África e agora chega ao Brasil. No momento em que o país vive uma fragilidade moral, quando as crianças se desenvolvem num contexto confuso e se sentem perdidas, não sabendo o que é certo e errado, e sem modelos íntegros para se espelharem, os participantes manifestaram “ansiedade para começar as atividades com os grupos de crianças e já pensam em vários outros projetos que se beneficiarão da metodologia.” – disse Clenir.

 

O estudo e validação devem encerrar no final de 2017 para que em 2018 o Escolha a Vida seja lançado oficialmente no Brasil e podermos ver muitas crianças escolhendo a Vida para si, suas famílias e comunidade!

 

“Que Ele abençoe as crianças e faça o Reino crescer mais um pouquinho através de nós – que privilégio!” – finaliza.

 

Testemunhos

“Para mim foi mais um dia de aprendizado. A forma simples e lúdica que o material traz, somado com a explicação simples e clara da Clenir, tornou para mim o trabalho que parecia difícil, extremamente fácil e amigável. Gostei muito! Obrigada!” – Cristiane Renate Jung de Oliveira Santos, Projeto Missão Criança Jardim Paraíso – Joinville/SC.

 

“Fiquei impressionada e muito feliz com os temas “Escolhas”. Como isso é importante para todas as pessoas, não só para as crianças perceberem que tem sempre o “poder” de decidir sobre uma coisa ou outra. Material fantástico, capacitação excelente, dinâmicas… Gostei muito, e estou muito feliz por fazer parte do projeto. Obrigada!Parabéns a todos vocês do “Escolha a Vida” – Lifewords.” – Andréa Maria Lobo Campos, Assistência Social São Marcos – Joinville/SC.

 

“Foi um dia produtivo, com vivências e dinamismo. Tivemos a oportunidade de conhecer um material que possibilita a realização de um trabalho transformador em diferentes aspectos. Sairei com grandes expectativas quanto à aplicação em minha comunidade.” Sheila Melo, Monte Horebe – Itaperuçu/PR.

 

*Fotos de Francisco Alverado, Missão Aliança.