É importante que toda a equipe e os demais que tenham contato com as crianças e adolescentes:
- Conheçam a definição de abuso e tenham consciência de situações que podem apresentar riscos, e administrá-las
- Planejem e organizem o trabalho e o local de trabalho para minimizar os riscos
- Fiquem à vista de outros adultos, ao trabalhar com as crianças/adolescentes
- Assegurem-se que exista uma cultura de abertura que permita que quaisquer questões ou preocupações sejam abordadas e discutidas
- Assegurem-se que exista um senso de prestação de contas entre a equipe, de forma que más práticas e comportamento potencialmente abusivo sejam chamados à atenção
- Conversem com as crianças/adolescentes sobre seu contato com a equipe ou outros e encoraje-os a abordar quaisquer preocupações
- Empoderem as crianças/adolescentes – conversem com eles sobre os seus direitos, o que é aceitável e inaceitável, e o que eles podem fazer se houver um problema
- Tratem a criança/adolescente com respeito e paciência
- Previnam-se para evitar o esgotamento físico e emocional
A equipe e outros nunca devem:
- Ficar a sós com uma criança/adolescente longe da vista de outro(s) adulto(s)
- Forçar a criança a falar ou agir de qualquer forma contra a sua vontade
- Bater ou de outra maneira abusar fisicamente as crianças/adolescentes
- Desenvolver relacionamento físico/sexual com crianças/adolescentes
- Desenvolver relacionamento com as crianças/adolescentes que de alguma maneira possa ser considerado explorador ou abusivo
- Agir com o propósito de envergonhar, humilhar, desvalorizar ou degradar crianças/adolescentes, ou perpetuar de alguma maneira qualquer tipo de abuso emocional
- Discriminar, demonstrar tratamento diferenciado ou favorecer crianças/adolescentes específicos excluindo outros
- Deixar de consultar a equipe em situação de conflito
A equipe e outros devem evitar ações ou comportamento que possa ser interpretado como má prática ou potencialmente abusivo. Por exemplo, eles nunca devem:
- Usar linguagem, fazer sugestões ou oferecer conselhos que sejam inapropriados, ofensivos ou abusivos
- Portar-se fisicamente de uma maneira inapropriada ou sexualmente provocante
- Fazer com que uma criança/crianças ou adolescentes com os quais estiverem trabalhando venham pernoitar na sua casa sem supervisão
- Dormir no mesmo quarto ou cama com uma criança/adolescente com o qual estiverem trabalhando
- Fazer pelas crianças/adolescentes coisas de ordem pessoal que elas podem fazer por si mesmas
- Agir de modo que possa ser abusivo ou que coloque a criança/adolescente em risco de abuso
- Tolerar ou participar de comportamento com crianças/adolescentes que seja perigoso ou abusivo
- Submeter-se a trabalhar com número de crianças/adolescentes além do limite apropriado