Notícias

Capacitação de Educadores à todo vapor!

De janeiro a agosto desse ano 13 capacitações do Projeto Calçada aconteceram na América Latina nas cidades de: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Duque de Caxias, São Paulo, Porto Velho, Joinville, Maringá, Curitiba, Puebla no México, El Alto na Bolívia e Villavicencio na Colômbia. 61 mulheres e homens, com profundo amor pelas crianças e adolescentes, aprenderam a usar a Bolsa Verde para ajudá-las a contarem o que as faziam sofrer e assim tiveram seus corações e mentes restaurados, e a autoestima melhorada.

 

Jaqueline Santos, de Nova Iguaçu/RJ, declarou que “coração está ardendo, e Deus sabe o quanto, pois esse projeto é mais uma porta gigantesca para a restauração e cura dos pequeninos.”

 

Já Letícia Ramirez, de Puebla, testemunhou sobre como conheceu o Projeto

Conheci o Projeto Calçada quando estive na Colômbia e ouvi falar muito bem da Bolsa Verde.  Ao voltar para o México procurei na internet sobre a Bolsa Verde e soube, através da coordenação, que haveria uma capacitação em Puebla e que eu poderia participar. Quase dois anos se passaram e agora estou muito feliz e grata a Deus, pois estava orando por um recurso que pudesse ajudar as crianças e adolescentes em risco que minha organização atende.  Estamos trabalhando em Ixtapaluca, este lugar é considerado zona vermelha devido às altas taxas de violência (mulheres violentadas e desaparecidas), sequestros, etc.  Durante o aconselhamento com a Bolsa Verde pude ver como Deus trabalha na vida da criança. Eu realmente não sabia como ajudar as crianças quando elas me contavam o que estavam vivenciando e a Bolsa Verde é a resposta de Deus às minhas orações.

 

Dez multiplicadores voluntários realizaram as capacitações, propiciando que as boas práticas do Projeto Calçada chegassem a tantos lugares: Magali Van Vessen, Tatiane Silva, Cleide Alabarce, Suanny Melo, Pablo Monteiro, Joarice Silva, Cátia Vilaça, Judith Diaz, Leonardo Quispe e Marisol Vargas. Veja o testemunho de Suanny Melo sobre o seu envolvimento com o Projeto Calçada:

 

18 anos Projeto Calçada | Suanny Cardoso

Suanny Martins Cardoso, a mais nova multiplicadora certificada do Projeto Calçada testemunha sobre o Projeto em sua vida. Agradecemos a Deus por nosos amigos, parceiros, educadores e multiplicadores ao longo dessa jornada.

Publicado por Projeto Calçada em Quinta-feira, 21 de junho de 2018

 

Durante as capacitações muitas crianças foram aconselhadas, oportunizando a prática dos educadores no aprendizado. Um dos aconselhamentos realizados foi com o *Leonel, que tem 12 anos. Ele relatou que sofrer bullying deixou marcas dolorosas na sua vida. Durante o aconselhamento com a Bolsa Verde ele contou como sentia mágoa quando se lembrava das humilhações que sofreu. Ele se via como o pôr-do-sol que perde a força e logo vem a escuridão. Mas à medida em que ele ouvia as histórias da Bíblia “seu coração foi se enchendo de felicidade e coragem”, disse Leonel. Ele agora se sentia acolhido por Jesus. No final daquele encontro Leonel afirmou que agora se via como o sol do meio dia, com muita força.

 

Confira os desenhos feitos por Leonel para descrever como se via quando pensava sobre o bullying e depois, quando se sentiu acolhido por Jesus:

 

Esse movimento de amor e proteção às crianças continua com a todo o vapor, pois ainda esse ano muitas capacitações do Projeto Calçada serão realizadas, levando esperança e restauração a crianças e adolescentes em vulnerabilidade por muitas cidades do mundo.

 

Cleisse Andrade – Coordenadora do Projeto calçada na América Latina e Diretora Executiva da Lifewords Brasil

 

*Nome fictício para proteger a identidade da criança.